Não São Só os Coelhos Que Se Alimentam de Verde

Se engana aquele que pensa que quem se alimenta de verde são só os coelhos. O vegetarianismo está ganhando cada vez mais adeptos, a maioria motivada pelo fim da crueldade com os animais, outros que apenas não gostam do gosto da carne. Se você ainda oferece frango para o seu amigo que não come carne, aprenda já a diferenciar os diferentes tipos de vegetarianos. A começar pelo fato de que todo vegetariano não come nenhum tipo de carne.


O gênero mais comum do vegetarianismo é aquele que exclui de sua alimentação todo tipo de carne branca e vermelha. Já o vegetariano estrito, além de não comer carne, também não ingere nenhum tipo de alimento de origem animal, assim como mel, ovos, leite e laticínios. Apesar do nome complicado, os ovolactovegetarianos comem produtos de origem vegetal, leite e derivados, e claro, nenhum tipo de carne. Os lactovegetarianos comem produtos de origem animal, mas nada de ovos, nem carne. Essa é a dieta adotada por milhões de indianos.

Há também aqueles que seguem o crudivorismo, dieta para quem prefere os alimentos crus. Os crudívoros acreditam que os alimentos perdem as suas propriedades benéficas quando são preparados ao fogo. Alimentos desidratados ou preparados de forma a não perderem seus nutrientes também fazem parte da alimentação dessa galera. Mais radicais ainda são os frugívoros, que comem apenas frutas. Se você está pensando em como esse pessoal consegue parar em pé, não se assuste. Lembre-se que, pelo conceito botânico, alimentos como tomate, nozes, pepino e outros grãos, também podem ser considerados como frutas.
Os benefícios da dieta vegetariana são muitos. Além de ser pobre em gordura saturada, colesterol e contaminações, acredita-se que essa dieta ajude a diminuir o risco de doenças como a osteoporose, problemas cardíacos e até câncer. Mas, antes de se tornar vegetariano, o ideal é receber a orientação de um nutricionista, pois é preciso ficar atento ao que se ingere para ter a quantidade ideal de nutrientes diários, principalmente para compensar a falta da proteína que vem da carne. Você também pode encontrar proteína em alimentos como ovos, cogumelos, feijão, soja, grão de bico e lentilha. Fique ligado à sua saúde e dê uma força para os animais!


Redação Custom Editora